QUEM SOMOS


QUEM SOMOS
 
No dia 12 de Agosto de 1859, chegava ao Rio de Janeiro o missionário norte-americano Ashbel Green Simonton. Começava aí a saga da Igreja Presbiteriana em Território brasileiro, que completará neste ano 154 anos. O Rev Simonton tomou a decisão de vir ao Brasil, movido pela providência divina depois de ouvir um sermão pregado pelo Rev. Charles Hodge que o despertou para a obra missionária. Aqui chegando, ele deu início a um trabalho magnífico, ao qual muitos outros grandes homens deram continuidade e do qual nós também somos herdeiros. Desde então, a Igreja Presbiteriana com a sua visão reformada calvinista tem desempenhado o seu papel em nosso país atuando em diversas áreas e proclamando o evangelho da salvação em Cristo Jesus. Foi a partir desta grande obra, realizada pela graça de Deus, que o presbiterianismo chegou também à nossa cidade e hoje estamos próximos de comemorarmos 5 anos de organização da Igreja Presbiteriana de Serrolândia. Temos presença marcante e ativa em nossa comunidade, desempenhando atividades abrangentes que envolvem pessoas de todas as idades e permanecendo com fidelidade inabalável à Palavra de Deus que sempre nos caracterizou, sem jamais sacrificar nossos princípios de fé. E assim prosseguiremos com o auxílio do Senhor, sabendo que, nele, o nosso trabalho não é em vão.

Rev. Guilherme Rafael Rios Alcântara

NO QUE CREMOS

Cremos na Bíblia
A Bíblia é a nossa única regra de fé e de prática. No decorrer dos séculos muitas foram as investidas dos homens contra a Bíblia. Tentaram destrui-la, alterá-la, corrompê-la, contudo, Deus é soberano e sempre a preservou do erro – as descobertas arqueológicas provam isso. A Bíblia é a palavra de Deus, a sua mensagem ao pecador. Por isso, ela tem o poder de transformar vidas, de conduzir os homens à salvação (Jo 17.17; 2Tm 3.16,17; Hb 4.12; 2Pe 1.21)

Cremos em Jesus Cristo
Jesus Cristo é o único mediador entre nós e Deus. Somente Jesus Cristo morreu para nos salvar. Somente ele nos livrou da condenação do pecado que pesava sobre nós. Somente ele viveu de modo perfeito e obedeceu completamente à lei de Deus. Por isso, somente através de Jesus o homem pode obter a salvação (1Tm 2.5; Rm 8.1; Rm 5.19; Jo 14.6).


Cremos na Graça
A salvação do homem não é obtida por nada de bom que ele possa fazer, e sim pela graça de Deus. Somente Deus com sua graça pode estender a mão ao pecador e tirá-lo de uma vida de pecado, sem sentido e sem esperança. Somente a graça de Deus pode iluminar um coração que está em trevas e fazê-lo enxergar a misericórdia e o amor de Deus em Jesus Cristo. Somente a graça de Deus pode dar vida aos que estão mortos (Ef 2.8; Sl 40.2; Ef 1.18; Ef 2.1).


Cremos na fé
Visto que somos salvos somente pela graça de Deus, o meio pela qual obtemos acesso a ela é a fé. Somente crendo na eficácia do sacrifício de Cristo e vivendo pela fé em Jesus pode uma pessoa ser salva (Ef 2.8; Rm 3.21-28; Rm 5.1; Gl 3.11).


Cremos que só Deus merece glória
Ao contrário do que a nossa sociedade prega, o homem não é o centro do universo. Existe um ser infinitamente maior, absolutamente soberano, que controla todo o universo de acordo com a sua vontade. Um Deus que é amor, justiça e verdade. Um Deus que viu a miséria e a degradação do ser humano, por causa do pecado, e o amou. Amou tanto que enviou o seu próprio filho para morrer em nosso lugar, pagando o castigo que nós merecíamos (At 4.24; Mt 10.29; 1Jo 4.8,16; Sl 50.6; Jo 14.6; Jo 3.

(Rev Ageu Cirilo de Magalhães Jr. I P de Vila Guarani - SP)