DEVOCIONAIS

Filipenses 3.12-21

Anteriormente: o perigo do legalismo.
·        Característica dos tempos modernos: excesso da liberdade – libertinagem.
·       V12-16: Ele nos mostra que devemos ter uma visão clara de quem somos e para que fomos chamados.
·     A desorientação é causada pela falta de algo que norteie. Temos perdido, como igreja, a visão de quem somos. Confundimos o chamado de Cristo como o chamado para viver numa comunidade (igreja); Fomos chamados para sermos de Cristo. Se nós perdemos essa visão, não conseguiremos andar corretamente, sucumbindo no legalismo ou na libertinagem.
·         V12: “Não que eu tenha recebido” = ganhado sem esforço. Paulo diz que não recebeu a vida eterna como sendo um dom sem custo. A vida eterna que nos foi dada custou um alto preço (pago pelo sangue de Cristo). Do ponto de vista humano, a vida eterna é dada àqueles que a buscam.
·         O libertinismo leva à falsa ideia de que a salvação dada implica na não-responsabilidade humana.
·         Não foi para isso que fomos chamados. Fomos conquistados por Cristo para conquistar aquilo que Cristo conquistou para nós (soberania de Deus e responsabilidade humana).
·         A vida eterna foi conquistada por nós por Cristo no Calvário (Jo 3.16).
·         João 17:2. A vida eterna foi nos dada por Deus através da dadiva que Deus fez através do seu filho. Ela é um dom gratuito de Deus, e dado em Cristo Jesus. Foi de graça (não nos foi cobrado nada), mas custou o preço do sangue de Cristo.

·         A vida eterna é dada para todos aqueles que creem em Jesus.

·         1Tm 6:12.

·         O texto de Paulo enfoca a necessidade de buscar aquilo que ganhamos.

·         Mateus 19:29:

·         Romanos 2:6,7;

·         Paulo tem a clara visão de foi conquistado por Cristo. Amar ao Senhor e ter esperança da sua volta é uma evidência da nossa santificação.

·         V14 – Se não temos um alvo, não caminhamos corretamente. A figura que ele utiliza é a figura do corredor no estádio. Na época de Roma, os corredores se alinhavam nos estádios e havia uma pedra onde os corredores apoiavam os seus pés, e dali eles miravam um alvo (coluna de pedra). Quem chegasse primeiro era o vencedor.
·         Paulo diz “olho pro alvo e olhando pra ele, eu prossigo, avançando até o fim”. O corredor corre para obter um prêmio. Quando o corredor corre:
·         1) Ele não olha para as coisas que ficam para trás. Quando estamos na corrida, não olhamos para trás (a palavra estimula a lembrar das bênçãos recebidas em Cristo). A figura diz respeito ao não descansar naquilo que já conquistamos (a lenda da lebre e da tartaruga).
·         Não podemos descansar naquilo que tivemos. O carro da nossa santificação tem duas marchas: para frente e para trás.
·         Se Paulo sabia que não alcançaria a perfeição (nesse corpo), por que ele corria para alcançar algo que não alcançaria? (apenas no dia de Cristo).
·         Mesmo que não possamos atingir nessa vida, devemos caminhar na direção dEle. Embora eu saiba que o prêmio final virá com Cristo, eu sou chamado para prosseguir na direção de Cristo.
·         Por fim, Paulo fala do prêmio. Nas corridas de estádio, o vencedor comparecia diante do juiz e recebia uma coroa de louros e 500 dracmas, o direito de comer às custas do público e ter um lugar privilegiado no estádio.
·         Quando completarmos nossa carreira, seremos levados diante do verdadeiro juiz, e dele receberemos nosso verdadeiro prêmio.
·         1 Co 9:25. A coroa incorruptível – coroa da justiça – seremos conformados plenamente à imagem de Cristo.
·         V17-21: o perigo que corremos na nossa corrida: a libertinagem.
·         Primeiro, Paulo mostra o prêmio que nos aguarda.
·         Segundo, Paulo mostra o perigo das pessoas que vivem relaxadamente (inimigos da cruz de Cristo).
·         V18. Paulo chora ao ver a vida de pecado (libertinagem) invadir a igreja.
·         O argumento dessas pessoas é que “a Graça fez tudo”, e não precisamos fazer nada. Este argumento é verdadeiro apenas do ponto de vista com relação a Cristo (a salvação), mas no processo de santificação eu sou chamado a caminhar (a figura do corredor).
·         O que a cruz é? Madeiro? Não! 1 Co. 1:18. Em primeiro lugar, a cruz é o poder de Deus. A palavra da cruz é a expressão do poder de Deus. Pela obra de Cristo na cruz, manifestou-se o amor de Deus por nós.
·         Quem são os inimigos da cruz de Cristo? Pessoas que buscam anular a obra da cruz, tentando reviver aquilo que a cruz matou (a nossa escravidão ao pecado).
·         Paulo lista 3 características dos inimigos da cruz
·         1) O deus deles é o ventre (v19); São sensualistas. Adoram e seguem a sua vontade carnal. Não conseguem negar qualquer vontade suas. Refere-se especificamente à glutonaria (não apenas a isso). Na época, as festas tinham duas vertentes: a glutonaria e a orgia.
·         2) v19 – a glória deles está na infâmia. O 2º sentido (pecado sexual). Eles ficam alegre de contar para os outros como vantagem aquilo que deveriam ter vergonha. Vemos que isso tem invadido as nossas igrejas de forma avassaladora.
·         Homossexualismo – o que antes era motivo de vergonha, hoje é considerado como algo no qual a pessoa pode se orgulhar.
·         3) Só se preocupam com as coisas terrenas (amor ao mundo).
·         Paulo fala que o destino dessas pessoas é a perdição, no sentido de que isso se concretizará definitivamente no dia do juízo.
·         Duas situações na qual o final as pessoas se comparecem diante do juiz: o corredor e os inimigos da cruz de Cristo.
·         “Sede meus imitadores” (v17). Por que Paulo diz isso ? – Os motivos ele diz nos vs 20 e 21.
·         1)  A nossa pátria está nos céus. Não pertencemos a esse mundo.
·         2) Nós aguardamos o Senhor.
·         3) Aguardamos a redenção (v21). Quando Ele se manifestar, seremos conforme a sua imagem (pois somos predestinados de antemão a isso).
·